Marianafragaduarte
2 min readSep 11, 2022

Resistência é seguir sonhando

(Texto escrito no dia 19/12/2020)

Foram horas e horas atualizando o site do laboratório desde que acordei, naquela sexta-feira que precedia a semana natalina. E lá estava o resultado: positivo. Mas no caso, o positivo não significava algo bom. Esse foi o resultado do meu teste de coronavírus. Com a cabeça pesada da exaustiva dor de cabeça que já persistia há cinco dias, nariz congestionado e corpo febril, a fadiga fisiológica já consumia a minha mente.

“2020 teve algo de bom?”, pensei irritada. Naquele momento o pessimismo já tinha dominado cada célula do meu corpo, tal como o Sars-Cov-2. Tinha muita dor acumulada e não era só a patológica. Foi um ano duro. A primeira semana de 2020 já anunciou para mim que dificuldades estavam por vir. Poderia listar cada um dos problemas que tive, mas não parece justo ficar me lamentando. Ainda mais em um ano que tantas pessoas morreram ou foram afetadas de alguma forma.

Ainda assim me sentia exausta. Talvez poderia ser um sintoma do mal-estar causado pelo coronavírus, mas no fundo sabia que não. Uma das minhas principais características desde que me entendo como gente é ser uma sonhadora. Sempre sonhei e acreditei intensamente em “um futuro melhor”. Eu fechava os olhos e repetia mentalmente que daria certo. Ou ficava imaginando dias melhores. Mas naquela sexta não havia o encanto do espírito natalino. Muito menos sonhos. Eu estava cansada de acreditar.

Desanimada com ideia de ficar trancada no meu quarto durante o natal, larguei o meu exemplar de “Um estudo em vermelho”, na escrivaninha que fica ao lado da minha cama e fiquei perambulando nas redes sociais. Acabei chegando ao “médium” e me deparei com um texto que dizia “continuar sonhando é um ato de resistência”. A frase me paralisou. Foram milhares de sinapses ao mesmo tempo. O conjunto de palavras parecia se encaixar perfeitamente no meu dilema mental, da mesma forma que o conjunto de pistas que Sherlock Holmes observa resolvem seus enigmas.

Resistência é um substantivo feminino que significa ação ou efeito de não ceder nem sucumbir. É a tendência de suportar dificuldade. Condutor elétrico, entre outros significados notáveis para a física.

Naquele momento, a palavra resistência também significava esperança. Para mim, a frase dizia que o ponto final não é o fracasso, que não importa o quanto seus sonhos foram abalados, o quanto você está cansada mentalmente. Este não é o fim. Não importa quantos planos não ocorreram da forma imaginada. Acontece. Mas é necessário dar um jeito de seguir e é isso que desejo para 2021. Desejo resistência. E que haja forças para seguir sonhando.

Marianafragaduarte

Mineira falante, da cabecinha cheia de imaginação. Jornaleira e escritora de notas de celular. Pra onde vai o que não cabe no peito, mas não se pode enviar ?