Como um vulcão em erupção

Marianafragaduarte
2 min readFeb 16, 2021

--

Eram incontáveis peças de roupa no chão. Sutiã, pijama, blusa, calça social, shorts e meias. Também tinha tênis, caixa de sapatos, cobertor, almofadas, pedaços de papel e bolsas espalhadas pelo chão. Até o presente que a minha avó trouxe faz dois dias ainda estava dentro do papel dourado brilhante, no chão, no meio do meu quarto.

A situação da minha mesa de estudos denuncia que não realizo tarefas por lá faz dias. Tem caixa de máscaras descartáveis, mais papéis, revistas, vasilhas que acumulei e até a taça de vinho que tomei faz duas semanas ainda está lá. As minhas suculentas também anunciam negligência. Faz duas semanas que não as molho e coloco para tomar sol com regularidade.

Com a mão na maçaneta da porta do meu quarto, pensei: o que será que aconteceu aqui? Um vulcão entrou em erupção? Só um desastre natural poderia entrar e sair e fazer essa bagunça em um espaço tão curto de tempo.

As vezes desastres ambientais são causados por ações antrópicas. Esse também. E o motivo? Você. Não é que você tenha sido destruidor. Talvez, no meu ecossistema, você tenha sido mais como um fenômeno natural de calor. Eu sempre soube que em algum momento você queimaria, como lava em terra fria.

Com você eu aprendi sobre ser quente. E eu me soltei e me libertei. Você me perguntou coisas sobre mim que eu não sabia a resposta. Ainda não sei a resposta de todas. Já sei de algumas e estou tentando descobrir as outras. Você perguntou sobre coisas que eu nunca fiz e elenquei uma por uma em um planner para realizá-las.

Eu sempre soube que você era lava em vulcão, magma em fusão entre os 600° C e os 1.200° C. Você borbulhava, era vermelho alaranjado, fazia a terra tremer e soltava fumaça. Sabia que em algum momento iria entrar em erupção e lavar qualquer tipo de expectativa. Por isso, quando conheci você, optei por olhar o lado positivo. Gostava de como era quente. Gostava de como me estimulava a ser quente também. Com você, eu só pensava nas experiências que podiam sair dessa fusão magmática em graus tão elevados.

Foi bom, mas podia ter sido mais. Só que chegou o momento que a lava começou a queimar. Por isso será necessário contê-la logo no início. É melhor parar aqui, agora, para evitar uma destruição por completo. Está na hora de arrumar o quarto, tirar as roupas do chão, limpar a mesa de estudos e jogar fora toda lava escoada. O quarto precisa estar organizado para novos fenômenos naturais.

--

--

Marianafragaduarte

Mineira falante, da cabecinha cheia de imaginação. Jornaleira e escritora de notas de celular. Pra onde vai o que não cabe no peito, mas não se pode enviar ?